Que o pais passa por uma crise econômica você já sabe, mas como ficar de fora da crise?
Você pode até não gostar de política e não entender nada de economia, mas o fato é que todos nós estamos sujeitos a sofrer com a atual situação econômica do pais. A crise econômica do pais afeta todos, uns mais, outros menos.
“Como ficar de fora da crise, ou pelo menos não sofrer tanto com ela?”. Quando se fala de crise econômica a primeira coisa que pensamos é sobre nossos empregos, e de fato essa é uma preocupação real, segundo dados oficiais:
O Brasil fechou 2015 com 8,6 milhões de desempregados, em média, o que representa um aumento de 27,4% na comparação com 2014, quando eram 6,7 milhões.
Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações são coletadas em 211.344 domicílios, em cerca de 3.500 cidades.
Mas e agora, ha uma solução para isso? A resposta é sim, mesmo diante da crise econômica do pais ainda existem setores que não tem sofrido com a crise e alguns tem se mostrado bastante firmes, outros setores ainda tiveram um crescimento bastante interessante levando-se em conta a atua situação econômica do pais.
Um desses setores foram as industrias dos cosméticos, principalmente a de produtos de saúde e bem estar, outros setores como as industrias de bebidas e tecnologia também tem se mostrado bastante forte diante da crise, juntos esses setores tem sido responsável por colocar mais dignidade na vida dos brasileiros.
Qual o caminho seguir?
A primeira alternativa de como ficar de fora da crise é buscar uma nova atividade que lhe proporcione uma remuneração extra, e buscar um novo emprego não é a escolha mais acertada, visto que a taxa de desemprego esta alta e só aumentando, buscar um novo emprego agora é apenas adiar o inevitável.
Estamos todos perdidos então? Calma, a situação e difícil sim, mas nada que não possa ser superado, e cá para nós, o brasileiro é campeão em se virar nos 30, não é mesmo?
Em momentos de crise a melhor maneira de livrar-se dela é EMPREENDENDO! E empreender nada mais é do que levar até as pessoas a solução dos seus problemas. Fantástico não!
Mas empreender em que?
Acho que não é tão difícil de adivinhar né? Sabemos quais são os setores que tem crescido diante da crise, precisamos apenas relacionar o que elas tem em comum. Bingo! você acaba de descobrir um nicho de mercado para atuar.
Vejamos os pontos comuns entre esses setores:
- Crescem mesmo diante da crise.
- São setores que oferecem produtos ou serviços de apelo popular, ou seja, alto giro de consumo.
- Fazem parte do consumo diário das pessoas, em momentos de crise, corta-se outras coisas mas não se deixam de consumir os produtos desses setores.
Encontramos a galinha dos ovos de ouro!
Podemos dizer que é praticamente isso, em tempos de crise empreender-se nesses setores é a grande sacada. Parece muito bonito, mas e ai, como ficar de fora da crise?
Empreenda-se montando seu próprio negócio(Empresa).
Vantagens:
- Você faz seus próprios horários.
- Sua equipe é composta somente por pessoas que você escolhe trabalhar.
- Você é o patrão e tem total controle das decisões e estratégias de sua empresa.
- Pode fazer isso a partir de sua casa, atuando de forma online ou offline (OnOff).
Desvantagens:
- Investimento financeiro constante e relativamente alto.
- Tempo elevado para retorno financeiro.
- Se você para de trabalhar seu negócio também para.
- Toda a parte burocrática será resolvida por você.
- Risco elevado de fracassar nos primeiros 2 anos de negócio.
Ter seu próprio negócio(empresa) é uma alternativa diante da crise, mesmo com todos os riscos ainda assim é melhor do que ser empregado ou desempregado.
Seja dono de uma franquia.
Vantagens:
- Toda estrutura burocrática do negócio já esta pronta.
- Base de clientes parcial ou totalmente formada.
- Suporte jurídico e treinamentos sobre gestão do negócio.
- Apoio estratégico em relação a divulgação e logística.
Desvantagens:
- Alto custo de investimento inicial.
- Tempo de retorno financeiro bastante elevado( pode variar de acordo com o volume de vendas).
- Não tem controle das decisões e estratégias sobre o negócio.
- Localização forçada, ou seja, o franqueador determina onde seu negócio deve ser instalado( o que pode aumentar os custos mensais do empreendimento).
As franquias tem se mostrado uma excelente alternativa nos tempos de crise, mesmo com investimento inicial elevado( algumas franquias chegam a custar mais de R$200 mil ) é possível obter bons resultados e conquistar a tão sonhada liberdade financeira.
Seja o profissional do futuro, empreenda-se no marketing de relacionamento.
É claro que eu não poderia deixar de falar sobre o segmento que mais tem feito milionários por todo o mundo.
O marketing de relacionamento ou marketing de rede(marketing multinível) é sem dúvida a melhor alternativa em tempos de crise, pessoas comuns em todo mundo tem tido suas vidas transformadas dentro desta industria.
Vantagens: (veja uma postagem completa sobre isso clicando aqui)
- Tempo totalmente flexível, você faz seus horários.
- Ganhos ilimitados, nessa industria o céu é o limite, seus ganhos é proporcional ao seu trabalho.
- Treinamento de vendas, gestão do negócio, aperfeiçoamento profissional e pessoal.
- Meritocracia, ganha mais aquele que trabalha mais.
- Sem chefe ou patrão, você é quem determina como, onde e com quem irá trabalhar.
- Alavancagem, seu esforço é duplicado dentro da rede através de outras pessoas, daí o nome “Multinível“.
- Simples de ser executado, não é necessário habilidades especiais e pode ser executado por qualquer pessoa, independente de suas limitações.
- É a profissão do futuro, cada dia mais empresas adotam esse modelo de negócio, pois entendem que a melhor forma de vender um produto é através do relacionamento.
- Seu negócio funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano, mesmo quando você não esta presente.
- Ganhos residuais e vitalícios.
- Baixíssimo investimento inicial.
Desvantagens:
- Não funciona para pessoas pessimistas e desmotivadas.
- Não controla as decisões e estratégias da empresa.
Como você pode perceber trabalhar com marketing de rede traz mais vantagens do que desvantagens, mas é claro que nem tudo são flores. Pois nessa busca de como ficar de fora da crise você precisa tomar alguns cuidados, assim como em qualquer negócio existem empresas sérias e empresas fraudulentas e algumas empresas podem utilizar-se da inocência de alguns para construir um negócio totalmente insustentável, como acontece com as empresas “Pirâmides financeiras“. Mas esse tema eu deixarei para um próximo post.
Conclusão.
Como ficar de fora da crise não é a pergunta que você deve se fazer, mas com qual alternativa você vai começar a partir de agora!
E ai, gostou do artigo de como ficar fora da crise? Te ajudou de alguma forma? Deixe seu comentário aqui a baixo, quero muito saber sua opinião!
Ha, não esqueça de compartilhar com seus amigos…