Você que já faz parte de uma empresa de marketing multinível pode saber disso, mas os que estão começando agora, não!

Empresas marketing multinível ou marketing de rede são sem dúvida excelentes mercados para se alcançar a tão sonhada liberdade financeira no entanto é também um mercado muito instável.

Sim, esse é a palavra! INSTÁVEL!

Nos últimos 4 anos surgiram muitas empresas de diversos segmentos atuando dentro do modelo de negócio MARKETING MULTINÍVEL.

E o que vimos é que em sua grande maioria elas não duraram 2 anos, ou quando duraram passaram por diversos problemas estruturais para se manter.

Bem o foco aqui não é apontar nenhuma empresa, mas mostrar a você 3 sinais de que uma empresa de marketing multinível não esta indo bem.

É claro que você não deve levar esses 3 sinais como regra, mas no geral quando eles estão juntos é um sinal muito forte de que a empresa não esta indo bem.

1) – Abrir mercado internacional sem antes estar consolidada no país de origem.

É bem comum esta prática, a empresa cresce em um período muito curto de tempo e em um dado momento ela começa a perder este crescimento.

Logo a receita começa a diminuir e como suas projeções de ganhos são bem altas, elas precisam de alguma forma trazer novos consultores para o negócio.

E uma estratégia muito comum entre as empresas que não estão indo bem é abrir o mercado internacional, por dois motivos.

  • Trazer mais pessoas ao negócio.
  • Aparentar crescimento fora do comum, se esta abrindo mercado internacional é porque esta bem.

Mas não se engane, analise com muito cuidado esses dados e use seu senso crítico.

Se já é complicado a logística e a burocracia para se manter uma empresa aqui no Brasil, imagina manter duas estruturas, uma nacional e uma internacional!

2) – Lançamentos de produtos e/ou serviços sem apelo popular e de fidelização mensal.

Outra prática muito comum, toda vez que uma empresa de marketing multinível começa a passar por problemas financeiros, elas adotam medidas para manter os que já estão nela consumindo.

E nos tempos de hoje não adianta mais as lideranças ficarem com o papo de consumo inteligente porque não cola mais.

Afinal não é nada inteligente você trocar uma marca de produto que custa x por outra que custe 3 ou 4 vezes mais caro, ainda que seja da empresa que você representa.

Isso do ponto de vista econômico não é nada inteligente, afinal devemos cortar gastos e não aumenta-los.

Então o que estas empresas fazem?

Algumas lançam produtos que não são nem um pouco atrativos devido ao valor final de venda comparado ao produto de outra marca.

Já outras preferem lançar cursos de especialização ou ferramentas de automação, como recrutadores, geradores de leeds e por ai vai…

A ideia destes lançamentos é fidelizar a rede mensalmente afim de manter os bônus das grandes lideranças, que nesta altura já estão descontentes com os ganhos e muitos já estão de olhos em outras empresas.

3) – Mudança de plano constantemente com foco na profundidade.

Essa aqui é a clássica! A empresa muda o plano de forma que a base passe a não ter mais as vantagens que tinham antes e tais mudanças valorizam as grandes lideranças com aumento de mais níveis de profundidade nos bônus.

Aqui começa a força tarefa dos líderes, que usam de comparativos de planos.

Mostrando o que o plano melhorou e como a base vai ganha mais na profundidade, mas sempre com simulações irreais.

Entenda o seguinte, base são aquelas pessoas que fazem o negócio acontecer através das vendas, são aquelas pessoas que consegue atingir no máximo 3 ou 4 níveis de profundidade nos bônus.

Essas são as pessoas da base e aumentar os ganhos na profundidade não favorecem elas e sim as grandes lideranças.

Portanto toda vez que uma empresa muda o plano neste sentido é para favorecer o topo!

Já vi lideranças fazerem simulações em profundidade para tentar convencer seus downlines, onde a quantidade de pessoa no 7º nível supera a quantidade de consultores ativos na empresa.

O mais impressionante é que muitos não percebem o absurdo.

Conclusão

O que vemos é que muitas empresas surgem com uma boa proposta e até mudam a vida de muitas pessoas em seu tempo de existência.

Mas também acabam com os sonhos de muitas outras, que depositam toda sua energia e no final acabam com um monte de produtos estocados e a vergonha danada de encarar aqueles que um dia lhes disseram “Eu te avisei”.

Faça uma reflexão sobre este assunto e comece a observar o comportamento da sua empresa, se ela começar a dar indícios de que algo esta ruim, talvez é melhor procurar outra coisa do que ficar para apagar a luz!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.